O livro infantil A mancha é uma obra de poesia ilustrada que reconta com sensibilidade o maior desastre ambiental do litoral brasileiro para crianças a partir de 6 anos. Com texto de Guilherme Gontijo Flores e ilustrações de Daniel Kondo, esta obra aborda ecologia e cidadania.
Esta obra poética infantil reconta o triste episódio de 2019, quando uma gigantesca mancha de petróleo atingiu as praias do Nordeste e Sudeste brasileiros. Através de versos sensíveis e ilustrações impactantes, os autores transformam esse desastre ambiental em uma reflexão acessível sobre ecologia, preservação e responsabilidade coletiva.
Guilherme Gontijo Flores, poeta e professor universitário, cria uma narrativa lírica que dialoga perfeitamente com as ilustrações de Daniel Kondo, finalista do Prêmio Jabuti. Juntos, mostram como o petróleo afetou manguezais, recifes de coral e animais marinhos, como tartarugas e aves, tornando este livro infantil uma ferramenta valiosa para discutir meio ambiente e cidadania com as novas gerações.
Com 56 páginas que equilibram poesia e arte visual, "A Mancha" foi reconhecida pela Cátedra Unesco de Leitura e se tornou referência para abordar questões ambientais com crianças, mostrando que a literatura infantil pode tratar de temas complexos com beleza e profundidade.
Sobre o autor
Guilherme Gontijo Flores
Guilherme Gontijo Flores nasceu em 1984, em Brasília. Hoje mora em Curitiba, onde trabalha como professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Publicou os livros de poemas Brasa enganosa (2013), Tróiades (2014), L’azur Blasé (2016) e Naharia (2017), que formam a tetralogia de Todos os Nomes que talvez Tivéssemos. É, também, coeditor do blog e revista Escamandro: poesia tradução crítica (www.escamandro.wordpress.com). Nos últimos anos, tem trabalhado com tradução e performance de poesia antiga, com o grupo Pecora Loca. Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo (RS), em 1971, e mora em Punta del Este, no Uruguai. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente, ilustra a coluna Últimas Palavras do jornal O Estado de S. Paulo. Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração, com os livros Minhas contas (2008) e Surfando na marquise (2009).
Daniel Kondo
Nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e está atualmente radicado no Uruguai. Artista gráfico e ilustrador, é um dos mais premiados autores do país e autor de diversas obras, dedicadas especialmente ao público infantil e lançadas por algumas das melhores editoras nacionais.
Apresentação
Degustação
Ficou com alguma dúvida sobre o livro?
Confira algumas perguntas frequentes
Ficou com alguma dúvida sobre o livro?
Confira algumas perguntas frequentes
Sobre o derramamento de petróleo que atingiu o litoral brasileiro em 2019 e seus impactos ambientais.
O livro é escrito por Guilherme Gontijo Flores e ilustrado por Daniel Kondo.
Sobre preservação ambiental, ecossistemas marinhos e responsabilidade ecológica.
A abordagem poética e visual torna acessível um tema complexo para essa faixa etária.
O livro de literatura juvenil pertence ao gênero poesia.