Maria Elisa Martinelli, uma personagem fictícia de 14 anos, é apaixonada por livros e sua sede de literatura a leva a frequentar uma biblioteca pública em São Paulo, na década de 1920, acompanhada por sua avó. Lá, ela conhece o professor Mário de Andrade, uma promessa das letras brasileiras, que se aproxima curioso do interesse da menina pelos livros.
Livro de Literatura. Maria Elisa Martinelli, uma personagem fictícia de 14 anos, é apaixonada por livros e sua sede de literatura a leva a frequentar uma biblioteca pública em São Paulo, na década de 1920, acompanhada por sua avó. Lá, ela conhece o professor Mário de Andrade, uma promessa das letras brasileiras, que se aproxima curioso do interesse da menina pelos livros.
Nasce uma bela amizade, onde o escritor introduz Maria Elisa ao que há de mais inovador na literatura e nas artes plásticas brasileiras e estrangeiras. Ela se torna uma das primeiras leitoras dos poemas de "Pauliceia Desvairada" e assiste à Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, eventos considerados marcos inaugurais do Modernismo brasileiro.