Dos premiados autores Telma Guimarães e Marcelo Cipis, Bichodário é um abecedário criativo que ensina o alfabeto por meio de divertidos trava-línguas. Cada letra é apresentada por um animal, em uma aventura de rimas e sons. Indicado para leitores a partir de 3 anos, é ideal para o primeiro contato com as letras, estimulando a fala e a imaginação de forma lúdica.
O que é um Bichodário? É um lugar mágico onde as letras e os bichos se encontram para brincar! Este livro não é um zoológico nem um dicionário, mas uma jornada poética e divertida pelo alfabeto, que convida as crianças a explorarem o mundo das palavras de um jeito único e criativo.
De A a Z, cada letra é a estrela de um trava-língua original, criado pela autora Telma Guimarães. As crianças são convidadas a se desafiar com frases sonoras e bem-humoradas, que brincam com a repetição de sons e ajudam a desenvolver a consciência fonológica e a dicção, passos importantes na jornada da alfabetização.
A aventura vai além da poesia. O livro é enriquecido com um glossário especial que apresenta 26 animais, com fotos, curiosidades e informações sobre seu habitat, estimulando o amor e o respeito pela natureza desde cedo. Tudo isso ganha vida com as ilustrações coloridas e cheias de personalidade de Marcelo Cipis, que tornam cada página uma descoberta visual.
Perfeito para momentos de leitura em família, Bichodário é uma ferramenta de aprendizado que fortalece os laços e transforma a alfabetização em uma grande brincadeira. Um convite para explorar o mundo, rir e aprender juntos.
Sobre os autores
Telma Guimarães Telma Guimarães nasceu em Marília, interior de São Paulo, e vive em Campinas (SP) há muitos anos. É formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Lecionou na rede estadual de ensino em Campinas até 1995, quando decidiu se dedicar somente à literatura infantil e juvenil. Foi cronista do jornal Correio Popular e também assessora cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988. Em 1989, recebeu da APCA o título de Melhor Autora em Literatura Infantil com seu livro Mago Bitu Fadolento. Pela FTD, publicou diversos livros, entre eles o premiado Cadê o livro que estava aqui? (2019), que recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Ilustração e já foi traduzido para vários idiomas. Telma tem mais de 170 livros infantis e juvenis publicados por diversas editoras, em português, inglês e espanhol.
Marcelo Cipis Marcelo Cipis nasceu em São Paulo, em 1959. É pintor, ilustrador, designer e escritor. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 1982. Recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Capa, pelo livro Como água para chocolate, de Laura Esquivel.
A versão completa do Suplemento, apenas para professores com acesso à iônica, com respostas, dicas e orientações exclusivas a respeito das atividades do estudante.