Item físico
Preço Especial R$ 179,00 de R$ 239,00 por
Código FTD
7010399000003

Coleção Histórias que Transformam

Autor(a): FTD Educação
Item físico

Na caixa Histórias que transformam, a FTD Educação conecta autores comprometidos com a Educação Cidadã, com temas fortes e inclusivos, como trabalho infantil, questão racial, suicídio, ecologia, voz indígena e diversidade. Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz são autores de Infância Roubada. Geni Guimarães (A cor da ternura), Álvaro Cardoso Gomes (A vida por um fio), Frei Betto (Uala, o amor) e Daniel Munduruku (Vozes ancestrais) também estão no combo.

Descrição completa

Apresentação

Uma aventura pelas grandes obras que marcaram a história da literatura infantojuvenil brasileira e os 120 anos da FTD Educação, uma das maiores editoras e empresas de soluções educacionais do Brasil. Com esta proposta, o projeto Muitas histórias da nossa história reúne, em três caixas comemorativas temáticas, livros de grandes escritores que fazem parte da literatura brasileira e do catálogo da FTD Educação.
Há 120 anos, a empresa participa da construção do hábito da leitura no Brasil, com o lançamento de livros de autores consagrados e jovens promessas, além do enfoque em temas de interesse da sociedade e em linguagens inovadoras. Cada coleção do projeto Muitas histórias da nossa história é composta de cinco livros de grandes autores, em uma edição especial e limitada. A seleção das obras especiais no amplo catálogo da editora contou com a curadoria do time de Literatura da FTD Educação. Além de uma linda embalagem comemorativa dos 120 anos da companhia, o combo conta com brindes (fôlder, bóton e uma ilustração), além de um vídeo especial sobre a história da literatura no Brasil. 

Descrição Completa 

 

Na caixa Histórias que transformam, a FTD Educação conecta autores comprometidos com a Educação Cidadã, com temas fortes e inclusivos, como trabalho infantil, questão racial, suicídio, ecologia, voz indígena e diversidade.

 

Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz são autores de Infância Roubada. Geni Guimarães (A cor da ternura), Álvaro Cardoso Gomes (A vida por um fio), Frei Betto (Uala, o amor) e Daniel Munduruku (Vozes ancestrais) também estão no combo.

A caixa Histórias que Conectam reúnem as seguintes obras:

Infância Roubada - Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz

Crianças que trabalham nos laranjais o dia inteiro, e ganham com a “panha” da laranja para ajudar no sustento da família. Como ir para a escola e continuar trabalhando? Quem explora o trabalho das crianças não quer nem saber. O sonho de Eli e Edi é ir para a escola, e a professora Joana aconselha que enfrentem a situação e retomem os estudos.  

A cor da ternura - Geni Guimarães

Geni é a penúltima de uma família de oito irmãos. Negra e pobre, logo se dá conta do peso da cor e da condição social, e aprende a conviver com ofensas e xingamentos. Ela aprende muito com sua Vó Rosária, que lhe conta as histórias do tempo da escravidão e da Princesa Isabel. Depois de muito estudo, Geni se torna professora e pode transmitir suas histórias de tolerância e respeito. 

A vida por um fio - Álvaro Cardoso Gomes

Uma narrativa realista sobre drogas e a esperança de se livrar do vício. Dênis, jovem viciado em drogas, vê sua vida ruir e decide espontaneamente internar-se. Ele relata os tortuosos caminhos que o levaram à clínica de reabilitação, o amor por Nina — tênue fio que ainda o mantém ligado à vida —, a esperança e o medo quando se aproxima o momento de sua alta. 

Uala, o amor - Frei Betto 

Quanto vale a vida? Quanto vale a vida de um rio? “Junto à cabeceira, homens brancos instalam máquinas, arrancam árvores, ferem o solo, sujam minhas águas e ameaçam meus peixes”, queixa-se o rio, que se descontrola, enche, alaga e depois seca. O indígena Uala tenta salvar seu amigo.Frei Betto escreveu Uala, o amor quando foi preso político, na década de 1970, numa época em que pouco se falava de ecologia, muito menos de sustentabilidade. Seu engajamento com os indígenas não é menor: conviveu com os Apurinã, na fronteira do Acre com o Amazonas e foi amigo de um cacique Xavante.Educador, escritor e teólogo reconhecido internacionalmente, Frei Betto entrelaça nesta narrativa tocante a linguagem altamente poética e o olhar agudo diante das ameaças à justiça, à paz e aos direitos humanos. 

Vozes ancestrais - Daniel Munduruku 

Daniel Munduruku costuma afirmar: “Escrevo para me manter índio”. Foi com essa motivação que o autor teve a ideia de procurar indígenas de dez povos e coletar os contos tradicionais transcritos nesta obra, trazendo para o leitor um pouco das crenças e tradições das populações que habitam o território brasileiro.“Como o Sol ressuscitou o Lua” é uma destas histórias. E, não, você não leu errado: entre os Umutina, Lua é um substantivo masculino. Os Nambikwara contam como o fogo, que pertencia ao tamanduá-bandeira, foi roubado e distribuído entre todos os seres. Em “Os dois teimosos”, os Maraguá ensinam a importância de “não mexer nas coisas da floresta sem ter necessidade”. 

Na caixa Histórias que transformam, a FTD Educação conecta autores comprometidos com a Educação Cidadã, com temas fortes e inclusivos, como trabalho infantil, questão racial, suicídio, ecologia, voz indígena e diversidade. Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz são autores de Infância Roubada. Geni Guimarães (A cor da ternura), Álvaro Cardoso Gomes (A vida por um fio), Frei Betto (Uala, o amor) e Daniel Munduruku (Vozes ancestrais) também estão no combo.

Ficha técnica

Ficha técnica
Código FTD 7010399000003
Autores FTD Educação
ISBN 7908439312875
Comprimento (cm) 5.2
Largura (cm) 28
Altura (cm) 28
Ilustrações Edu