Dia da Consciência Negra

A literatura é um universo repleto de vozes que narram histórias de amor, resistência, aventura, esperança e muitos outros cenários criados a partir de diferentes vivências. A literatura por si só depende da diversidade cultural para a criação de novas histórias cada vez mais interessantes e que provoquem discussões, questionamentos e novas formas de pensar.
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, criamos uma seleção exclusiva títulos no campo da literatura em quadrinhos, romance, contos, e outras diversas obras de escritores e ilustradores negros para reconhecer e enaltecer a riqueza da cultura negra intrínseca da literatura brasileira e como parte fundamental no ensino de crianças e jovens.
Mais importante do que apenas celebrar a data, consumir e exaltar o trabalho de autores negros na literatura é contribuir ativamente para uma educação mais diversa e possibilita que futuros autores, escritores e ilustradores negros tenham mais representatividade na literatura e na sociedade brasileira.

Obras de Escritores Negros para Conhecer

Autores Negros na Literatura

Geni Guimarães

Isabela Santos

Jefferson Costa

Edimilson de Almeida Pereira e Edson Ikê

Perguntas Frequentes

Por que se comemora o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, é uma data dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela liberdade de seu povo contra o sistema escravocrata.
Outros objetivos importantes para a celebração do Dia da Consciência Negra é o convite para refletir sobre as desigualdades e injustiças raciais ainda presentes na sociedade brasileira e principalmente a conscientização sobre a importância da história negra para a formação cultural, histórica, social e econômica da sociedade brasileira ao consumir livros e outros materiais didáticos como fonte de conhecimento.