Autoras Femininas: Livros Escritos por Mulheres

A leitura em geral é empoderadora para crianças desde os primeiros anos de idade. Ela pode ser uma plataforma de representatividade, trazendo pessoas e assuntos que mostram para meninas e meninos a importância de ler diferentes histórias e como isso pode impactar na formação e preparação para o futuro. Nesta página dedicada ao Dia das Mulheres, reunimos as principais obras escritas por mulheres que trazem diferentes perspectivas das autoras e de personagens femininas que ganham vida em muitos universos!
Você vai encontrar livros que falam sobre arte feminina, o cotidiano de uma jovem, a vida de uma princesa e outras histórias que acontecem em diversas culturas e vivências que exploram a diversidade das experiências femininas.
Confira a seleção de obras escritas por autoras femininas e descubra histórias incríveis com aventuras emocionantes feitas para inspirar futuras grandes mulheres!

Ana Maria Machado

A escritora nasceu no ano de 1941 em Santa Teresa (RJ) e é um dos maiores nomes da literatura brasileira, destacando-se, principalmente, por suas obras infantis e infanto-juvenis. Ao longo da carreira, recebeu o prêmio João de Barro pelo livro “História Meio ao Contrário”, além de presidir a Academia Brasileira de Letras de 2012 a 2013.

Marina Colasanti

Escritora, jornalista e artista plástica italiana radicada no Brasil, Marina Colasanti é reconhecida por sua vasta obra que abrange contos, poesias e ensaios. Suas narrativas frequentemente exploram temas como o feminismo, o amor e a condição humana. Dentre suas obras destacam-se "A Disponibilidade da Alma", "Um Amigo para Sempre" e "Breve História de um Pequeno Amor".

Marcia Kupstas

Autora brasileira focada em literatura juvenil, Marcia Kupstas é conhecida por abordar temas como a adolescência, conflitos familiares e sociais em suas obras. "Fronteiras" e "É Preciso Lutar" são exemplos de seu trabalho, oferecendo aos jovens leitores reflexões sobre desafios pessoais e coletivos.

Monica Brown

Escritora estadunidense com obras voltadas para o público infantojuvenil, Monica Brown é conhecida por celebrar a cultura latina e personagens históricos latinos em seus livros. "Frida Kahlo e Seus Animalitos" é uma de suas obras mais emblemáticas, explorando a vida da famosa pintora mexicana Frida Kahlo de uma maneira acessível e inspiradora para crianças.

Geni Guimarães

Poetisa, contista e educadora brasileira, Geni Guimarães tem sua obra marcada pela exploração das questões raciais e da identidade negra no Brasil. "A Cor da Ternura" e "Histórias que Transformam" são livros que destacam sua contribuição literária, trazendo à tona a experiência afro-brasileira através de uma escrita sensível e poderosa.

Algumas das escritoras mais famosas no Brasil e no mundo:

> Clarice Lispector: escritora e jornalista nascida na Ucrânia, considerada uma das maiores escritoras da literatura brasileira e literatura estrangeira, conhecida por suas obras introspectivas e psicológicas.


> Lygia Fagundes Telles: escritora e contista, considerada uma das maiores representantes da literatura brasileira contemporânea.


> Cecília Meireles: poeta, escritora e professora, conhecida por sua poesia lírica e intimista.


> Carolina Maria de Jesus: escritora e diarista, autora de Quarto de Despejo, obra que retrata sua vida na favela do Canindé, em São Paulo.


> Conceição Evaristo: escritora e ativista, autora de obras como Becos da Memória e Olhos D'Água, que exploram a vida e as experiências das mulheres negras no Brasil.

Livros de autoras femininas e muito mais na Lumisfera

Além de proporcionar para os pequenos as leituras de gêneros da literatura como romance, contos e clássicos, invista também em materiais didáticos que abordam temas de ciência, história, arte e cultura, materiais essenciais para o aprendizado e desenvolvimento das crianças em todo o período escolar.