Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é a data mais importante para celebrar e incentivar a leitura! Aqui você confere uma seleção especial de livros infantis e infantojuvenis com diversos títulos clássicos e contemporâneos da literatura mundial.

Encontre livros de literatura dos gêneros que crianças e adolescentes mais amam: livros de romance, histórias em quadrinhos, contos cheios de aventuras e leituras informativas. Veja também os livros de teatro que incentivam pequenos leitores a serem os próprios protagonistas de grandes histórias e a coleção especial clássicos ao meu alcance que trazem histórias contadas para diversas gerações. Confira todos os títulos disponíveis e escolha o seu preferido!

Perguntas Frequentes

O dia 23 de abril é considerado o Dia Mundial do Livro em homenagem a três grandes escritores que faleceram nesta data: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Além de representar o legado na história da literatura mundial destes três escritores, o Dia Mundial do Livro tem como objetivo trazer visibilidade as questões importantes como o incentivo à leitura e a promoção do trabalho dos escritores.


O Dia Mundial do Livro foi criado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1995, como forma de incentivar a leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. Desde então, a data é comemorada em diversos países ao redor do mundo.


O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no Brasil em 18 de abril. Essa data foi escolhida em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia, em 1882. Monteiro Lobato é um dos autores mais importantes da literatura infantil brasileira, conhecido por suas obras como O Sítio do Pica-Pau Amarelo e Reinações de Narizinho.

Assim como o Dia Mundial do Livro, o Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em todo o país como uma forma de incentivar exclusivamente a leitura e a promoção da literatura infantil. É uma data importante para lembrar da importância da leitura na formação das crianças e no desenvolvimento da imaginação e da criatividade.


Além de ser um dia criado com o objetivo de incentivar e promover a literatura, a data também é uma oportunidade de curtir o universo da leitura de várias formas. A primeira delas é, claramente, ler um livro! Aproveite a data para colocar a leitura em dia e principalmente procurar novos títulos que você já estava planejando comprar. Na Lumisfera você encontrará desde livros clássicos aos mais contemporâneos da literatura infantil e infantojuvenil.

Outra forma interessante de aproveitar a data é doando os livros que você já leu! Faça uma seleção de alguns livros e distribua entre os amigos ou em bibliotecas. Instituições públicas costumam organizar doações de livros principalmente para crianças. Por fim, não deixe de compartilhar suas novas leituras e conhecimentos adquiridos lendo livros. As redes sociais são um ótimo lugar para fazer isso! Convide a família e amigos para explorar o mundo da leitura com você.