Da premiada autora Márcia Kupstas, Fronteiras é um romance de aventura e autoconhecimento sobre uma adolescente que transforma uma viagem de férias à Amazônia em uma jornada para superar suas próprias inseguranças. Indicado para leitores a partir de 12 anos, o livro aborda temas como amadurecimento, coragem e a descoberta de si. A obra recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ.
Maurícia, de catorze anos, não quer sair de casa. A transição para o Ensino Médio despertou nela uma série de medos e inseguranças que a fizeram se fechar para o mundo. Para ela, as férias ideais seriam passadas longe de qualquer desafio. Mas os planos mudam quando sua tia a convence a participar de uma viagem inusitada: um sobrevoo de balão pela Floresta Amazônica para investigar misteriosos geoglifos.
O que começa como uma simples viagem em família rapidamente se transforma em uma aventura cheia de imprevistos e descobertas. A imensidão da Amazônia e os segredos da cordilheira dos Andes se tornam o cenário perfeito para a jornada interna da protagonista. Ao enfrentar desafios físicos e desvendar enigmas históricos, Maurícia é levada a confrontar também seus próprios medos e as barreiras que construiu ao seu redor.
Com a sensibilidade que marca a obra de Márcia Kupstas, Fronteiras é um convite para que cada leitor explore seus próprios limites. A narrativa mostra que o amadurecimento muitas vezes exige que a gente se arrisque e se abra para o novo, descobrindo uma força que não sabia que possuía.
Uma história inspiradora sobre crescimento, superação e a descoberta de que a maior de todas as aventuras é conhecer a si mesmo. Este livro é um parceiro ideal para jovens que estão vivendo suas próprias transições e aprendendo a traçar seus caminhos.
Sobre os autores
Marcia Kupstas
Marcia Kupstas nasceu na cidade de São Paulo, em 1957. Cursou Letras na Universidade de São Paulo (USP) na década de 1980, época em que e participou de muitas revistas e concursos literários. Em 1984, quando lecionava Técnica e Metodologia de Redação no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, começou a escrever contos para a revista Capricho. Mais tarde, esses contos foram reunidos no livro Histórias da turma. Seu livro Crescer é perigoso, escrito em 1986, ganhou o prêmio revelação Mercedes-Benz de Literatura Juvenil em 1988. Ao longo de mais de trinta anos de carreira, já publicou cerca de 170 livros, a maioria para o público jovem. Entre eles se destacam: É preciso lutar! (Prêmio Orígenes Lessa), Um ano de histórias, Profissão: jovem, Eles não são anjos como eu (segundo lugar no Prêmio Jabuti), Guerreiros da vida, Clube do beijo, A namorada de Camões e Uma amizade de ouro.
A versão completa do Suplemento, apenas para professores com acesso à iônica, com respostas, dicas e orientações exclusivas a respeito das atividades do estudante.