Embora pequena e pouco populosa, a Irlanda tem uma das tradições literárias mais ri- cas e variadas do Ocidente. De lá saíram, entre outros, Bram Stoker, Oscar Wilde, James Joyce e Samuel Beckett, alguns dos mais célebres escritores de todos os tempos. Uma das explicações para essa riqueza pode estar na força e na permanência de seus mitos, lendas e histórias tradicionais, que foram e continuam sendo contados e recontados em diversas linguagens.
Livro de literatura. Embora pequena e pouco populosa, a Irlanda tem uma das tradições literárias mais ri- cas e variadas do Ocidente. De lá saíram, entre outros, Bram Stoker, Oscar Wilde, James Joyce e Samuel Beckett, alguns dos mais célebres escritores de todos os tempos. Uma das explicações para essa riqueza pode estar na força e na permanência de seus mitos, lendas e histórias tradicionais, que foram e continuam sendo contados e recontados em diversas linguagens. Esta obra é fruto de uma grande pesquisa sobre a tradição dos contos populares ir- landeses realizada por Ana Maria Machado, uma de nossas mais premiadas autoras. As quatro histórias, repletas da aventura, humor, magia e amor, apresentam personagens muito especiais: fadas pequeninas, miúdos duendes ou leprechauns, gigantes, bardos celtas e valentes guerreiros, como Fionn Mac Cumhail e seu filho. Por mais diferentes que possam parecer, eles trazem alguns dos traços, bons ou maus, que nos tornam humanos.
Sobre a autora
Ana Maria Machado
Nasceu em Santa Teresa, Rio de Janeiro, a 24 de dezembro de 1941. Sexta ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2012 e 2013.
Prêmios: 3 Prêmios Jabuti de Literatura Brasileira