Na história Narizinho, Pedrinho e Emília descobrem que o Visconde de Sabugosa está no laboratório criando uma máquina que consegue captar o pensamento dos animais. A obra, adaptada em texto teatral e acompanhada do texto original em prosa, acontece no Sítio de Dona Benta, famoso cenário das histórias de um dos mais clássicos escritores de literatura brasileira infantil, Monteiro Lobato. O livro é indicado para os primeiros anos do Ensino Fundamental.
Monteiro Lobato (1882-1948) é reconhecido como um dos mais importantes escritores de livros para crianças. No dia do seu aniversário, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Além de vasta obra infantil, o escritor também publicou obras para adultos, em que se destacam contos e cartas. Foi ainda um tradutor infatigável de escritores como Rudyard Kipling a filósofos como Bertrand Russel.
Degustação
Descrição Completa
Livro de literaturaLagartas e borboletas. A invenção do Visconde provoca um grande rebuliço no Sítio de Dona Benta, afinal, o que os bichos pensam?
E é no Sítio do Picapau Amarelo onde tudo acontece: Narizinho e Pedrinho vivem aventuras para descobrir o paradeiro do Visconde de Sabugosa, que está desaparecido há três dias. Emília então aparece para ajudá-los, dando a notícia de que o Visconde está muito ocupado trabalhando em uma nova invenção no laboratório.
A novidade é que Visconde de Sabugosa está criando uma máquina capaz de captar e traduzir o pensamento dos animais para que todos possam saber o que eles pensam. Esse é só o começo de mais uma das aventuras dos personagens mais conhecidos da literatura brasileira infantil.
Esta edição do livro Lagartas e Borboletas, que faz parte da coleção Lobato em Cena, conta com a adaptação para texto teatral feito pelo escritor Fernando Paz. O livro também conta com o formato original do texto, lançado pela primeira vez na 5° edição de Fábulas e Histórias Diversas pela Editora Brasiliense em 1955. O livro traz ainda personagens para serem recortados e páginas para desdobrar que se tornam cenário para os jovens leitores reproduzirem as cenas da história, estimulando a sua imaginação.