A obra em quadrinhos conta a história de José, um jovem que retorna ao seu povoado de origem e descobre a história de resistência de uma comunidade de seringueiros no interior do Acre. Conforme se reaproxima desse povoado, o protagonista conhece a história de sua família e os valores locais. A obra é desenvolvida pelos ilustradores e roteiristas Gabriel Góes e André Miranda.
André é diretor de cena, diretor de fotografia e roteirista em cinema
e em publicidade. No cinema, escreveu, dirigiu e fotografou diversos
curtas-metragens e videoclipes, tendo recebido vários prêmios por
esses trabalhos. Atualmente, dedica-se a seu primeiro projeto de
longa-metragem de ficção, chamado Mike.
Gabriel Góes
Gabriel é ilustrador, quadrinista e artista plástico. Nascido em
Brasília, em 1980, adaptou, em parceria com o quadrinista Arnaldo
Branco, as obras O beijo no asfalto e Vestido de noiva, de Nelson
Rodrigues. Também é autor da graphic novel Flores e criador do
personagem Billy Soco.
Sobre os autores
André Miranda
André Miranda é diretor de cena, diretor de fotografia e roteirista em cinema e em publicidade. No cinema, escreveu, dirigiu e fotografou diversos curtas-metragens e videoclipes, tendo recebido vários prêmios por esses trabalhos. Atualmente, dedica-se a seu primeiro projeto de longa-metragem de ficção, chamado Mike.
Gabriel Góes
Gabriel Góes é ilustrador, quadrinista e artista plástico. Nascido em Brasília, em 1980, adaptou, em parceria com o quadrinista Arnaldo Branco, as obras O beijo no asfalto e Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. Também é autor da graphic novel Flores e criador do personagem Billy Soco.
Premiações desta obra
Catálogo White Ravens
A Biblioteca Internacional da Juventude (International Youth Library – Munique, Alemanha) seleciona todos os anos livros juvenis de diversos países para compor o Catálogo White Ravens, que é apresentado anualmente na Feira do Livro Infantil de Bolonha. A obra Mapinguari é uma das selecionadas no catálogo White Ravens 2021.
Degustação
Descrição completa
Livro de literatura Mapinguari. Um jovem retorna ao seu povoado de origem e descobre a história de resistência de uma comunidade de seringueiros no interior do Acre.
José tem um dilema e tanto: o emprego que abraçou como projeto de vida ameaça a comunidade onde vive a sua família. No Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde José trabalha, na capital Rio Branco. Numa narrativa conduzida sobre a fina linha que separa realidade, mito e sonho, o ser lendário Mapinguari simboliza os mistérios inapreensíveis pela marcha do progresso que incendeia a mata.
Segundo a análise realizada por avaliadores do MEC (Ministério da Educação), Mapinguari tem “potencial para ampliar o repertório linguístico e cultural dos estudantes de ensino médio”, promovendo “o pluralismo de ideias e a leitura crítica de mundo”.
A HQ Mapinguari é publicada pela FTD em parceria com a WWF Brasil, uma organização não governamental que é referência mundial na defesa do meio ambiente. O lançamento do livro tem como objetivo chamar a atenção para temas importantes da realidade da floresta amazônica que o Brasil vive nas últimas décadas através de uma história que defende a harmonia entre o ser humano e o planeta. Melhor do que um livro escrito em prosa, o formato graphic novel proporciona a chance de visualizar o que se passa nas florestas brasileiras.