Machado de Assis, sentindo que sua morte está próxima, decide registrar em um caderno alguns fatos relevantes de sua vida: desde a infância pobre até a lenta ascensão social, passando pela relação com a família e o amor por Carolina. Esta obra, entrelaçando fatos reais e ficcionais, mostra o escritor na intimidade do dia a dia, além de relatar sua amizade com outros escritores como José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida e Euclides da Cunha.
Livro de Literatura. Machado de Assis, sentindo que sua morte está próxima, decide registrar em um caderno alguns fatos relevantes de sua vida: desde a infância pobre até a lenta ascensão social, passando pela relação com a família e o amor por Carolina. Esta obra, entrelaçando fatos reais e ficcionais, mostra o escritor na intimidade do dia a dia, além de relatar sua amizade com outros escritores como José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida e Euclides da Cunha.
Um dia, Machado adota como secretário Hermenegildo, filho da lavadeira da família, nascendo daí uma bonita amizade. Inteligente e bom leitor, Hermenegildo frequentemente conversa com Machado sobre seus trabalhos literários. No fim, é o jovem amigo quem finaliza o relato do grande escritor.