Item físico
R$ 68,00
Código FTD
13407604

Morrer amanhã

Autor(a): Márcia Abreu
Item físico
320 páginas

No mesmo dia (12 de setembro) do ano de 1831, nascem dois meninos numa casa em São Paulo. Um é filho dos donos da casa; o outro, filho de uma das escravas da família. O filho da senhora seria mais tarde o poeta Álvares de Azevedo; e o da escrava, Tonico, seria desde criança grande amigo do escritor. 

 

Descrição completa

Descrição Completa 

 

Livro de Literatura. No mesmo dia, 12 de setembro de 1831, nasceram dois meninos em uma casa em São Paulo. Um deles era filho dos donos da casa e se tornaria o poeta Álvares de Azevedo; o outro, Tonico, era filho de uma das escravas da família e desde criança seria grande amigo do escritor. A criação do personagem fictício Tonico, filho de escrava, permite à autora discutir o tema da escravidão, ainda prevalente no Brasil da época, especialmente porque Álvares de Azevedo era um forte defensor da liberdade para todos.

 

O texto explora a vida do poeta, que apesar de sua morte precoce aos 20 anos, deixou uma obra duradoura, incluindo o famoso poema "Se eu morresse amanhã". No romance, Azevedo convence seu pai a conceder liberdade a Tonico, que então acompanha o poeta de perto até o final de sua vida, tornando-se o principal guardião da obra de Álvares de Azevedo.

Ficha técnica

Ficha técnica
Código FTD 13407604
Autores Márcia Abreu
Número de páginas 320
Indicação de idade De 12 a 14 anos
ISBN 9788532290908
Comprimento (cm) 3
Largura (cm) 13.5
Altura (cm) 18
Ilustrações Alexandre Camanho
Nível Juvenil
Coleção Meu amigo escritor
Ensino Fundamental II