O Gato de Botas recebeu sua primeira versão escrita no livro Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault, publicado em 1697. Este reconto de Ana Maria Machado valoriza o modo brasileiro de falar e o humor presente nas peripécias desse gato esperto. Graças às suas artimanhas, o filho de um moleiro se transforma no Marquês de Carabás, com castelo e casamento com a princesa do reino.
Livro de literatura. O Gato de Botas recebeu sua primeira versão escrita no livro Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault, publicado em 1697. Este reconto de Ana Maria Machado valoriza o modo brasileiro de falar e o humor presente nas peripécias desse gato esperto. Graças às suas artimanhas, o filho de um moleiro se transforma no Marquês de Carabás, com castelo e casamento com a princesa do reino. As ilustrações de Arthur Vergani valorizam a aventura, explora ângulos inusitados e a psicologia dos personagens, por meio da representação de gestos, expressões e olhares.
Sobre a autora
Ana Maria Machado
Nasceu em Santa Teresa, Rio de Janeiro, a 24 de dezembro de 1941. Sexta ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2012 e 2013.
Prêmios: 3 Prêmios Jabuti de Literatura Brasileira.