Em uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo, o misterioso Gato Félix encanta todos com suas histórias incríveis. Mas, enquanto ele fala, pintinhos começam a desaparecer... Cabe ao Visconde de Sabugosa investigar o caso com lógica e astúcia dignas de Sherlock Holmes. Um conto divertido de Monteiro Lobato, ilustrado por Veridiana Scarpelli, que mistura humor, mistério e clássicos personagens da literatura infantil brasileira.
A turma do Sítio do Picapau Amarelo está animada com a chegada de um novo visitante: o Gato Félix. Ele é charmoso, misterioso e vive contando histórias fantásticas, como se tivesse passado por mil aventuras. Todos estão encantados — menos Emília e o Visconde de Sabugosa, que não se deixam enganar tão facilmente.
Enquanto as histórias são narradas, algo estranho começa a acontecer: pintinhos desaparecem do galinheiro, um por um. O que parecia uma visita amistosa se transforma em um caso de investigação, e o Visconde assume o papel de detetive com raciocínio lógico e dedução à la Sherlock Holmes.
O gato Félix é um conto de literatura infantil de Monteiro Lobato, presente no livro Reinações de Narizinho, que combina humor, mistério e crítica social em uma linguagem acessível e envolvente. Com 64 páginas e ilustrações vibrantes de Veridiana Scarpelli, a obra continua relevante e divertida, despertando o gosto pela leitura e estimulando a imaginação dos leitores.
Ideal para crianças a partir de 9 anos, o livro também convida à reflexão sobre confiança, esperteza e justiça, em meio a uma trama cheia de reviravoltas e personagens inesquecíveis.
Sobre os autores
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.
Veridiana Scarpelli
Veridiana Scarpelli formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Já atuou em projetos gráficos e editoriais variados. Como autora e ilustradora, publicou o livro O sonho de Vitório. Veridiana também ilustrou obras assinadas por Rubem Alves e Monteiro Lobato.