Autor(a):
Robert Louis Stevenson e Ligia Cademartori
Item físico
152 páginas
Clássico da literatura em nova tradução, é também uma investigação sobre as zonas do Bem e do Mal que compõem a natureza humana. Publicado originalmente em 1886, O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, é um dos romances mais icônicos sobre os conflitos internos da alma humana. Indicado para leitores a partir de 12 anos, mistura elementos de mistério, terror psicológico e ficção científica para explorar os limites da moralidade, da identidade e da dualidade do ser.
Publicado em 1886, O médico e o monstro — título brasileiro de O estranho caso do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde — tornou-se uma das obras mais influentes da literatura ocidental. Desde sua estreia, foi adaptado para o teatro, cinema e diversas outras formas de arte, tamanha a força simbólica de sua narrativa.
No romance, Robert Louis Stevenson cria uma atmosfera de tensão e mistério ao contar a história do respeitável Dr. Jekyll, que desenvolve uma fórmula capaz de liberar seu alter ego sombrio, o aterrorizante Sr. Hyde. Narrado sob diferentes pontos de vista, o livro revela aos poucos a profundidade do conflito entre o Bem e o Mal dentro de um mesmo indivíduo.
Esta edição de literatura juvenil, adaptada por Ligia Cademartori e ilustrada por Daniloz, torna a leitura ainda mais acessível ao público jovem sem perder a densidade original da obra. A história dialoga com temas como autoconhecimento, ética, repressão e medo — tópicos especialmente instigantes para leitores a partir de 12 anos, em processo de formação crítica e identidade.
Com sua escrita envolvente e atmosfera inquietante, O médico e o monstro continua a instigar gerações com a pergunta: até onde vai o controle que temos sobre quem somos?
Sobre os autores
Robert Louis Stevenson
Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1850, e morreu em Samoa, arquipélago do oceano Pacífico, em 1894. Cursou, sucessivamente, Engenharia e Direito, formando-se advogado, sem nunca ter exercido a profissão. Entre suas obras, estão os clássicos A Ilha do Tesouro (1883) e Jardim de versos de uma criança (1885).
Ligia Cademartori
Ligia Cademartori nasceu em 1946 e morreu em 2015. Foi doutora em teoria da literatura. Escreveu vários livros de crítica e teoria, participou de programas de promoção da leitura nas escolas e colabora no jornal Correio Braziliense. Pela tradução de O naufrágio do Golden Mary, de Charles Dickens e Wilkie Collins, integrou a Lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People, em 1992.
Ficou com alguma dúvida sobre o livro?
Confira algumas perguntas frequentes
Ficou com alguma dúvida sobre o livro?
Confira algumas perguntas frequentes
A obra narra a história do Dr. Jekyll, um médico respeitado que desenvolve uma fórmula para separar o bem e o mal dentro de si, dando origem ao monstruoso Sr. Hyde. O livro é uma reflexão sobre a dualidade humana e os limites da ética.
O autor é Robert Louis Stevenson. A edição da Lumisfera foi adaptada por Ligia Cademartori.
A obra estimula reflexões sobre identidade, controle emocional, bem e mal, e os efeitos das escolhas humanas. Também desenvolve o gosto por narrativas de suspense e terror psicológico.
A narrativa trabalha com símbolos e situações que exigem repertório moral e literário. É recomendada para leitores em início de formação crítica, em busca de histórias envolventes e provocativas.
O médico e o monstro é um romance, com traços de suspense, ficção científica e terror psicológico.