A premiada poeta Roseana Murray apresenta em Perfumes, 26 poemas que exploram memórias e sentimentos despertados por fragrâncias, numa obra que une literatura e ciência do olfato. Com ilustrações sinestésicas de Felipe Cavalcante, este livro de poesia é indicado para leitores de 9 anos ou mais.
Nesta obra de literatura juvenil, a consagrada autora Roseana Murray nos presenteia com 26 poemas que traduzem em palavras o poder evocativo dos perfumes. Cada poema é uma viagem sensorial que conecta aromas a memórias afetivas, demonstrando como o olfato - frequentemente negligenciado na literatura — pode ser fonte potente de experiências poéticas.
As ilustrações criadas por Felipe Cavalcante, premiado designer e ilustrador, complementam magistralmente os textos, criando uma experiência de sinestesia entre visão e olfato. O livro funciona como um ensaio gráfico-poético que explica, de forma acessível, o processo biológico da percepção dos cheiros: desde a captação pelas células olfativas até a interpretação cerebral que transforma moléculas em sentimentos e lembranças. Com 48 páginas, esta obra singular convida jovens leitores a explorarem seu universo sensorial por meio da poesia.
Sobre a autora
Roseana Murray
Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro e graduou-se em Literatura e Língua Francesa. Publicou seu primeiro livro infantil, em 1980. De lá para cá, já lançou cerca de 100 livros para crianças e jovens. Seu trabalho autoral é sucessivamente reconhecido pela crítica, tendo recebido numerosos prêmios, como o Prêmio FNLIJ, na categoria Poesia, em 1987, 1993, 1998 e 2013, e o Prêmio ABL de Literatura Infantil, em 2002.
Felipe Cavalcante
Felipe Cavalcante é designer e ilustrador, mestre em Arte Contemporânea e bacharel em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2018, publicou com Roger Mello o livro Clarice, que recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti de melhor projeto gráfico, o prêmio Aloísio Magalhães, da Biblioteca Nacional, também pelo projeto gráfico, e o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) de melhor livro juvenil..
Apresentação
Degustação
Ficou com alguma dúvida sobre o livro?
Confira algumas perguntas frequentes
Ficou com alguma dúvida sobre o livro?
Confira algumas perguntas frequentes
Uma série de histórias criativas sobre um personagem cansado, narradas a pedido de um menino insistente.
Mario Levrero, importante escritor uruguaio, e Diego Bianki, ilustrador.
Valoriza a criatividade, o humor e o prazer de contar/ouvir histórias.
A linguagem simples e situações absurdas cativam crianças em fase de alfabetização.
O livro de literatura infantil pertence ao gênero conto.
A versão completa do Suplemento, apenas para professores com acesso à iônica, com respostas, dicas e orientações exclusivas a respeito das atividades do estudante.