Que vergonha que dá!, de Vana Campos com ilustrações de Edith Derdyk, é um conto sensível que convida leitores de todas as idades a reconhecer e acolher um dos sentimentos mais comuns e, ao mesmo tempo, mais difíceis de lidar: a vergonha. A partir de uma abordagem lúdica e acolhedora, o livro ajuda crianças a identificarem esse sentimento, nomeá-lo e compreender sua função na construção da inteligência emocional. Com uma narrativa delicada e ilustrações expressivas, a obra oferece um importante instrumento de autoconhecimento desde os primeiros anos de vida.
Desde muito cedo, as crianças enfrentam situações que provocam sentimentos difíceis de nomear — e um dos mais comuns é a vergonha. Em Que vergonha que dá!, Vana Campos, psicóloga com longa atuação no campo da consciência emocional, apresenta aos pequenos leitores uma história que trata esse sentimento com naturalidade e afeto.
A obra convida as crianças a reconhecerem a vergonha como algo normal e humano, oferecendo caminhos para lidar com ela sem culpa ou repressão. A narrativa não minimiza a complexidade do que se sente, mas mostra, com delicadeza, que enfrentar situações embaraçosas pode ser uma oportunidade de crescimento emocional.
As ilustrações de Edith Derdyk, que também atua como artista plástica e educadora, reforçam visualmente a sutileza do tema. Cada traço amplia as possibilidades de leitura sensível do texto, contribuindo para tornar a experiência ainda mais rica e envolvente.
Voltado para leitores de todas as idades, o livro de literatura infantil é uma excelente escolha para famílias, escolas e profissionais da área da educação e psicologia. Com uma linguagem acessível, promove diálogos sobre emoções e contribui para o fortalecimento da empatia, da expressão afetiva e do respeito às próprias vulnerabilidades.
Sobre os autores
Vana Campos
Vana Campos nasceu na cidade de São Paulo, mas passou boa parte da vida entre as montanhas de Minas Gerais. Psicóloga há mais de 15 anos, desenvolve um projeto de consciência emocional, em instituições e em seu consultório, usando a expressão criativa. É escritora e ilustradora e tem mais de uma dezena de livros publicados, entre eles: Quando a gente tem saudade, O monstro da solidão e A linha. Foi curadora e apresentadora do projeto Culturando, no qual dava dicas de livros infantis.
Edith Derdyk
Edith Derdyk é autora e ilustradora , nasceu na cidade de São Paulo, em 1955. É formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e foi bolsista do Banff Centre (Canadá) e do Bellagio Center (Itália), da Fundação Rockefeller. Desde 1981 realiza exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. É coordenadora do curso de pós-graduação Caminhada como método para a Arte e Educação, de A Casa Tombada, na capital paulista.
A versão completa do Suplemento, apenas para professores com acesso à iônica, com respostas, dicas e orientações exclusivas a respeito das atividades do estudante.