A obra de Graciliano Ramos, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, vai além de seus famosos contos e romances adultos, como Vidas secas. Neste livro infantojuvenil, conhecemos Raimundo, um menino que vive isolado por ser diferente das outras crianças: é careca e tem um olho de cada cor.
Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu em Quebrangulo (AL). É considerado um dos maiores nomes da literatura nacional. Ao terminar o colégio, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), onde trabalhou como revisor de textos e colunista de jornais. Anos mais tarde, de volta à sua região de origem, foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios e publicou os romances Caetés e São Bernardo. Em 1936, foi perseguido e preso pelo governo de Getúlio Vargas sob a acusação de ser comunista, mas o processo nunca foi formalizado. Desse período resultou sua obra Memórias do cárcere, livro inacabado e publicado postumamente (1953). Nesse mesmo ano, publicou o romance Angústia, e no seguinte, já em liberdade, o texto “Baleia”, inicialmente um conto, que desenvolveu para que se transformasse em um dos capítulos de Vidas secas, lançado em 1938.
Lumina Pirilampus
Lumina Pirilampus — pseudônimo de Carolina Pereira — nasceu no Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. É artista visual, arte-educadora e pesquisadora do universo literário. Formou-se em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e se especializou em O Livro para a Infância n’A Casa Tombada. Desenvolve seu trabalho com pincel e tinta acrílica, criando artes repletas de texturas e cores.
Descrição Completa
Livro de Literatura. A obra de Graciliano Ramos, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, vai além de seus famosos contos e romances adultos, como Vidas secas. Neste livro infantojuvenil, conhecemos Raimundo, um menino que vive isolado por ser diferente das outras crianças: é careca e tem um olho de cada cor.
Mas tudo muda quando ele adentra o mundo mágico de Tatipirun, onde as crianças também são como ele e nada é realmente o que parece ser.Nesta edição de A terra dos meninos pelados, o texto de Graciliano, com o sabor típico da oralidade brasileira, é enriquecido com as ilustrações vibrantes da artista Lumina Pirilampus e conta com um glossário dos termos regionais utilizados pelo autor.